sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Intervenção.

. A passagem-museu da Escola de Arquitetura foi o nosso desafio para o Trabalho de Intervenção proposto pela disciplina. Diante do diagnóstico do local, era clara a necessidade de fazer com que as pessoas permanecessem no lugar, seja para dar significado ao museu e as obras ali expostas, ou mesmo para atribuir um outro uso à sala arejada e espaçosa onde ele funciona. Resolvemos então encarnar o consagrado artista brasileiro Hélio Oticica, e trazer para o espaço redes e projeções numa disposição semelhante a idealizada por ele no Museu Inhotim (foto abaixo).


. Partimos do princípio de confeccionar redes com suportes móveis para que as paredes não precisassem ser furadas e para que, após a intervenção, elas pudessem habitar outro espaço da escola. Junto com as redes era necessário também desenvolver um diálogo com as réplicas de Aleijadinho e o contexto do museu. Sendo assim, a idéia que nos impulsionou incialmente foi a seguinte:



. Como no meio do caminho às vezes tem uma pedra, os suportes não deram certo. E com isso veio os nossos maiores desafios: o de solicitar a autorização da diretoria para furar as paredes, o que acreditávamos que seria impossível. E o de torcer para que as paredes suportassem os ganchos e que os mesmos não precisassem ser chumbados (o que nos daria um trabalho imenso).

. Apesar das resalvas, a altorização nos foi dada. Então, partimos para a perfuração das paredes. Por sorte e depois de alguns testes conseguimos localizar lugares em que a estrutura conseguiu suportar os ganchos. Agora, faltava apenas decidir como seria o laço com as obras. Optamos pelas projeções em transparências de alguns textos sobre o barroco e a imagem de uma igreja que contém uma das obras expostas no museu. O que infelizmente não conseguimos articular de forma muito eficiente.

. As redes permanecerão durante duas semanas no museu e já nos primeiros dias pudemos verificar como uma obstrução na passagem e uma pequena alteração nos hábitos das pessoas que utilizam o espaço fazem a diferença. Aquela história né... Se uma rede no caminho icomoda muita gente imagina 4? Consequência disso foram que as que estavam atrapalhando foram retiradas e jogadas no canto de modo a não mais atrapalhar a vida de ninguém.

. Fato é que conseguimos pelo menos provocar e mudar um pouco a cara do dito Museu do Aleijadinho. Segue então os registros das etapas de montagem, inauguração e apropriação da intervenção.


- MONTAGEM:




















































































-INAUGURAÇÃO:





























































































- APROPRIAÇÃO:






























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